A pintura eletrostática é uma das formas de pintura mais resistente e efetiva existente. Utiliza um processo diferenciado por meio de cargas elétricas para a fixação da tinta e é aplicada em superfícies metálicas, através de uma pistola com tinta em pó. Posteriormente, o material é levado a uma estufa para ganhar perfeita uniformidade em sua superfície. As principais vantagens são que a tinta é totalmente ecológica pois não tem solvente, é de fácil aplicação e garante aderência com um resultado excelente esteticamente.
Esse tipo de pintura é aplicada com uma pistola de jato de ar comprimido que expele a tinta sobre a superfície e é adequada tanto para metal quanto madeira, o que torna este tipo de tinta ser largamente utilizada em indústrias por oferecer um ótimo acabamento e por sua capacidade de produção ágil. Por possuir solvente químico empregado na diluição, todo o processo é executado com equipamentos especiais.
Pintura executada com pistola de tinta líquida, utilizada exclusivamente em objetos de plástico, oferecendo acabamento adequado com textura e de processo rápido. É muito utilizada em bombas de gasolina de postos de combustíveis e painéis.
O processo de cromatização tem como objetivo preparar a superfície metálica para a aplicação posterior da tinta, aumentando sua resistência à corrosão e melhorando a aderência da pintura. Envolve a conversão do objeto em solução numa camada de cromato de alumíno. Caso desejado, o resultado também pode ser utilizado como o próprio acabamento do objeto, que se torna revestido por tons de dourado.
O processo de fosfatização se trata da conversão do metal em um fosfato (sal) insolúvel de íon metálico, este que ao se depositar sobre o material modifica as propriedades da superfície do mesmo. Preparando-o para o recebimento da pintura, ao aumentar sua capacidade de reter as tintas e sua resistência contra a corrosão. Não deve ser utilizado como acabamento.
É um processo eficiente de limpeza, que pode ser feito com óxido de alumínio, granalha de aço ou micro-esfera de vidro. Tem como objetivo remover quaisquer impurezas em superfícies metálicas evitando a oxidação do material. Utilizado também com o propósito de proteger a superfície metálica da corrosão, garantindo resistência mecanicamente e termicamente, o que prepara a superfície para a pintura posterior. Caso desejado pode ser utilizado também como acabamento em algumas superfícies, como o alumínio.